Quinta-feira Maio 14

Argentina, sê bem-vinda a Lisboa! | 1.ª Edição Festival Cinema Argentino

Onde?
Cinema São Jorge
Av. da Liberdade, 175
Ver Mapa
Quando?
Até 17 Mai.
Quanto?
4€

Lisboa é cada vez mais uma cidade do mundo e ai de quem tenha dúvidas! Cidade tão pequena esta, aqui à beira rio/mar plantada – mas onde, entre outras coisas, cabem tantas cinematografias. Das mais próximas às mais longínquas, é assim que estamos e é dessa forma que queremos continuar: de olhos postos no grande ecrã, a fugir aos filmes e às salas de cinema mais convencionais…

Sabem, é que o acontecimento é digno disso mesmo. País do fascinante tango, da não menos apaixonante Buenos Aires, da incrível Patagónia e ainda daquele sotaque especial… Chega-nos a primeira edição do AR | Festival de Cinema Argentino. A Argentina está tão longe, mas vai estar tão perto de hoje até Domingo. Porque a distância entre nós e eles, os argentinos, quebra-se com um filme. Até porque os filmes são mais que meras histórias de 90 ou 100 minutos: são pontos de encontro e binóculos para uma realidade bastante desconhecida para alguns de nós.

Os filmes escolhidos são na sua maioria de 2014 e quase todos inéditos. São um conjunto de seis longas-metragens de ficção, dois documentários e oito curtas-metragens. Esta escolha quer ser também a prova do momento inspirado e criativo que o cinema argentino está a atravessar – mesmo que o contexto político e económico tenha ido em sentido contrário nos últimos anos. Na sessão de abertura vamos ter El escarabajo de Oro, de Alejo Moguillansky, e Fia-Stina Sandlund. A restante programação vejam-na aqui.

Che, tomamos um mate?