Numa altura em que Lisboa anda nas bocas do Mundo e o turismo por cá está ao rubro, chegando mesmo a impedir a vida normal dos cidadãos e obrigando a que locais icónicos fechem para serem vendidos às hordas de visitantes, nada melhor do que parar para reflectir sobre o futuro e onde tudo isto nos irá conduzir.
É isto que se pretende debater em “Bye Bye Barcelona”, um documentário de Eduardo Chibás sobre o turismo de massas e a relação entre a vida local e os turistas. O facto de ser a quarta cidade mais visitada da Europa e líder no número de cruzeiros que recebe do continente e do Mediterrâneo criou um impacto enorme nos moradores do centro da cidade, que aos poucos se vai tornando mais deserto e mais caro enquanto priva os seus moradores do direito ao espaço público e à cidade, em beneficio dos turistas. Não preciso de dizer porque razão lembra Lisboa, pois não? A seguir ao filme haverá um debate com especialistas na área e antigos moradores da cidade.
Porque se queremos que Lisboa não passe pelo mesmo processo, devemos começar desde já a pensar num melhor planeamento e em intervir no que nos for possível.