Sábado Agosto 29

Ciclo de Leituras Encenadas

Onde?
Livraria Ler Devagar
LX Factory - Rua Rodrigues Faria, 103.
Ver Mapa
Quando?
21h30
Quanto?
Gratuito

Os livros têm um quê de almofada preferida, aquela da qual não prescindimos e que não é substituível por nenhum coxim alheio. É a almofada escolhida por nós e que nos serve de conforto, de matéria abraçável, receptiva a qualquer estado de espírito. Ao mesmo tempo, o livro é um veículo mágico indispensável às viagens oníricas. Permite-nos suspender o tempo do relógio e navegar pelo nosso Kairós pessoal, tecer aí outras parcelas da dramaturgia interna. Pousamos a cabeça na realidade de quem escreve e revisitamos a nossa, tecendo novos jogos de sombra e de luz.

Agora imagina o cruzamento entre a matéria almofadada do livro e a encenação dessa matéria. Em vez de ler, poderes ouvir e vê-la em acção performativa, encarnada num corpo e numa voz que lhe dão uma vida e uma expressão partilhada de um acto rotineiramente individual. Alternativo? Sim! Intenso? Muito! É esta a experiência que será oferecida na Livraria do Lx Factory. Os frutos, esses, saberás tu os que colher. Numa parceria com a Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, a Ler Devagar vai transformar-se num palco de leituras e redimensionar a relação que tens com os livros. A arte de escrever vai cruzar-se com a arte da representação, num encontro que transborda contemporaneidade.

Esse é outro aliciante: não vai estar ninguém no lugar do morto, são textos e conteúdos de autores vivos, representados por actores vivos, todos emergentes, todos em busca de novas linguagens. E ainda vais poder beber directamente da fonte, porque quem escreveu vai lá estar para saciar sedes de colectivo e de reflexão conjunta.