Édipo

TeatroQuinta-feira Setembro 24
édipo_chapito_solidario


Onde?
Teatro da Trindade
Largo da Trindade, 7
Ver Mapa
?When

21h30

?How Much

10€



Onde?
Teatro da Trindade
Largo da Trindade, 7
Ver Mapa
Quando?

21h30

How Much?

10€

Édipo. Personagem da mitologia grega que teve uma história que ninguém inveja. Reza a lenda que, sem saber e como lhe estava predestinado, matou o seu pai e depois se casou com sua mãe, fazendo com que a tragédia se espalhasse sobre a sua cidade e  família.

Ao descobrir o que tinha feito, a sua mãe/esposa matou-se e ele acabou por furar os seus próprios olhos por ter estado com ela e não a ter reconhecido. É uma história triste, sim, tal como só as tragédias gregas conseguem ser. É uma história triste que, ao mesmo tempo, nos traz questões relativas à genealogia desta família e nos deixa, no mínimo, confusos.

Então, vem daí a Companhia do Chapitô e pensou que se calhar até podia pegar na história como ponto de partida para uma peça de teatro que, ao invés de fazer as pessoas chorar de tristeza, talvez até as faça rir. É um Édipo reinventado, uma abordagem inteligente e divertida que conta com a mestria desta Companhia e que tem sido galardoada com prémios tanto dentro como fora do país.

Como se isto não fosse motivo suficiente para ires à peça, a Companhia Chapitô, em parceria com o Teatro da Trindade INATEL, transformaram-na num espectáculo solidário, movido pelo conceito “Think globally, act locally“. Ao assistir a esta peça estarás a ajudar a Par – Respostas Sociais, que lançou recentemente a Plataforma de Apoio aos Refugiados, e a MOAS, the Migrant Offshore Aid Station, uma fundação maltesa, que já conseguiu resgatar mais de 11 mil pessoas que procuram uma vida melhor, depois de atravessar o pior.

É bom ver que há quem consiga juntar o que melhor sabe fazer com aquilo que pode fazer de melhor pelos outros.