Escadinhas e Subidinhas

Ar LivreQuinta-feira Agosto 27
11128386_739565659495022_7634784763573776900_n


Onde?
Estação Ferroviária de Santa Apolónia
Av. Infante D. Henrique
Ver Mapa
?When

2.ª - 5.ª: 20h

?How Much

Gratuito



Onde?
Estação Ferroviária de Santa Apolónia
Av. Infante D. Henrique
Ver Mapa
Quando?

2.ª - 5.ª: 20h

How Much?

Gratuito

Todos sabem que Lisboa é a “Cidade das Sete Colinas”, com os seus Castelos e Miradouros com vista para o gigante de cimento que nos tenta abraçar do outro lado do Tejo.

Mas se isto é um pesadelo para os de pele-rosa-tornada-vermelha-pelo-sol-que-espreita-pelas-ameias que passeiam pela cidade ou para quem está atrasado para apanhar o elétrico, para alguns é a cereja no topo do bolo. Falo daqueles que se juntam – como pardais de várias cores – em frente à Estação de Santa Apolónia e que levantam voo para percorrer, a correr, a zona da Baixa Lisboeta, calcorreando as Sete Colinas e os seus degraus. O que na época dos reis terá sido uma grande chatice, hoje é o apogeu das conquistas citadinas: subir cada um dos 1703 degraus da zona da Graça, Anjos e Santa Engrácia.

É esta conquista urbana que o João Campos, autor do blogue Porque a Vida não é só Corrida e do projeto Corredor do Bus, promete a quem quiser vencer estas Escadinhas e Subidinhas. Mais do que um evento desportivo, é uma visita guiada a lugares icónicos desta mui nobre cidade. O Caracol da Graça e as Escadinhas Damasceno Monteiro (que levam os participantes ao topo do Monte de São Gens, onde está o Miradouro da Senhora do Monte que é o ponto mais alto de Lisboa) são dois dos lances mais “carismáticos” da cidade e do percurso, e permitem contemplar uma cidade pintada pelas luzes e pelo luar.

E tu, sentes-te capaz de conquistar a cidade?