Exposição AMA-SAN

ExposiçãoDomingo Agosto 30
AMA-SAN©Cláudia Varejão (5)


Onde?
Museu do Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara
Ver Mapa
?When

3ª - Dom: 10h 1- 18h

?How Much

6€



Onde?
Museu do Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara
Ver Mapa
Quando?

3ª - Dom: 10h 1- 18h

How Much?

6€

A cena ficou para a história: Cuba Gooding Jr. a dar 12 passos em pleno tribunal, dentro de um escafandro com mais de 100kgs, depois de lhe ter sido amputada uma perna do joelho para baixo, para provar que ainda conseguia mergulhar. Mas há vários séculos que no Japão algumas mulheres fazem do mergulho a sua vida: as Ama-San. Mulheres, entre os 50 e os 85 anos, que todos os dias vão ao fundo do mar em busca daquilo que será o seu sustento e o das suas famílias. Mulheres que mergulham sem a ajuda de nada a não ser os seus pulmões treinados por décadas de vida como peixe. Em cada mergulho levam a incerteza do regresso à superfície. A cada inspiração o desejo de uma vida melhor para quem as espera no barco. A cada vinda à tona, a certeza que amanhã mergulharão noutras águas.

Estas são as histórias que Cláudia Varejão – realizadora, fotógrafa e diretora de fotografia para cinema, natural do Porto – nos conta na sua exposição sobre estas comunidades de pescadoras japonesas das regiões de Wagu, Ijika, Oosatsu e Toushijima, que, inclusivé, se encontram sobre proteção Imperial. Entre imagens de grande formato, slides e várias séries, é possivel ver o dia-a-dia destas mulheres que, para serem peixes, só lhes falta ter guelras.

Mais do que imagens, cada fotografia é um frame, um segundo, do filme que estas corajosas mulheres protagonizam todos os dias, captado pela lente de Cláudia Varejão, durante as duas viagens – um delas ao abrigo de uma bolsa da Fundação Oriente – que a levaram a este mundo aquático, onde cada mulher desempenha um papel fundamental na vida familiar e na sociedade oriental, assim como uma forma de encarar a natureza feminina.

Até 30 de Agosto, de Terça a Domingo, convidamos-te a visitar, não, a mergulhar nesta exposição foto e cinematográfica no Museu Fundação Oriente.