Macbeth

ÓperaDomingo Março 1
macbeth2


Onde?
Teatro Nacional São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
Ver Mapa
?When

16h

?How Much

Não disponível



Onde?
Teatro Nacional São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
Ver Mapa
Quando?

16h

How Much?

Não disponível

Densa, sinistra, enigmática, sanguinolenta, sublime, estes e outros adjetivos são insuficientes para qualificar esta tragédia em quatro actos, considerada uma das mais importantes peças de Shakespeare.

A partir da personagem de Macbeth, o dramaturgo pretendeu trabalhar a questão da natureza do bem e do mal. Mas será Macbeth culpado ou uma vítima de um desígnio superior e contra o qual é impossível fazer frente? A ambição desmesurada é o motivo que leva à conspiração contra a vida de um rei. Lady Macbeth, movida pelo desejo de vingança e pela vontade de querer tornar-se rainha, seduz Macbeth a cometer o assassinato do Rei Duncan, pretendendo assim herdar o trono.

Shakespeare mostra desde as primeiras palavras de Macbeth, que o seu herói é vítima de uma agressão tão difícil de combater como pesada de consequências. As bruxas dominam o drama, é nelas que tudo tem origem. Se por um lado são elas que profetizam o seu reinado também são capazes de o envolver numa teia de enganos e malfeitorias.

A soprano portuguesa Elisabete Matos é Lady Macbeth, papel com o qual se identifica por ser uma mulher, que mais do que maléfica, se pode considerar maquiavélica, pela forma como inebriada pelo poder não olha a meios para atingir os fins.