Os Sete Pecados Mortais

TeatroDomingo Outubro 4
rdb_setepecados_header


Onde?
Teatro da Trindade
Largo da Trindade, 7
Ver Mapa
?When

17h

?How Much

10€



Onde?
Teatro da Trindade
Largo da Trindade, 7
Ver Mapa
Quando?

17h

How Much?

10€

Foi por volta de 1996 que o filme “Seven” (Sete Pecados Mortais) estreou em Portugal. Por essa data teria 12 anos. Ficar acordado até tarde estava fora de questão, os meus pais não me deixavam. Mas eu queria ver o filme. Quando eles se deitaram, eu levantei-me e sentei-me em frente à televisão, luzes apagadas, pronto para ver um filme “à socapa”. Ainda o filme não ia a meio e já eu estava na cama, completamente tapado com os cobertores. À data pensei que tive medo; hoje, sei que apenas utilizei uma técnica de legítima defesa: o bloqueio. Bloqueei a imagem da televisão e protegi-me de sustos maiores.

Entretanto já vi o filme completo, já sei quais são os Sete Pecados Mortais e percebi que o ‘pecado’ é uma ferramenta que nos permite distinguir o bem do mal. Mas, no mundo em que os pecados mortais são o ‘pão nosso de cada dia’, é provável que haja novos Pecados Mortais. Talvez colocar a nossa vida numa plataforma social seja a nova Luxúria, ignorar quem precisa de ajuda a nova Avareza, os rodízios de sushi a nova Gula, ou mesmo a ânsia de milhares de likes seja, ao mesmo tempo, o novo Orgulho e Ira.

A verdade é que os tempos mudaram e, com eles, a forma de encarar o que é um pecado e como é que nos protegemos deles. Resta-nos a pergunta: quais são e como vivemos com eles?