Pocilga

TeatroQuinta-feira Janeiro 15
pocilga


Onde?
Culturgest
Rua Arco do Cego | Edifício Caixa Geral de Depósitos
Ver Mapa
?When

Grande Auditório | 21h30

?How Much

12€



Onde?
Culturgest
Rua Arco do Cego | Edifício Caixa Geral de Depósitos
Ver Mapa
Quando?

Grande Auditório | 21h30

How Much?

12€

Porcos e corpos. O que muda? Pouca coisa, na verdade. Trocam-se duas consoantes de lugar e tudo o resto fica igual. Corpos e porcos.

Mas só uma pessoa especial para se aperceber da proximidade entre estas duas tão naturais palavras. Pier Paolo Pasolini, esse grande senhor das artes e das críticas europeias, juntou-as na pele de Julian, um jovem assombrado pelo seu impulso sexual de satisfação com porcos. Mas esta entrega do seu corpo aos porcos não vem seguida de sermão. Não. Pasolini tenta recordar-nos que o corpo é que paga. Dá pérolas a porcos.

Sim, o corpo é que paga, mas a sociedade fica com o troco. A peça a que se assiste na Culturgest é uma simbiose entre o texto dramático e o cinematográfico, ambos de Pasolini. E é muito mais do que o mero comportamento desviante de Julian. Fala-nos cruamente de nós, da nossa História, dos nossos preconceitos, dos nossos dados adquiridos, das nossas relações com o poder e com a família (a nossa, a dos outros), das nossas dores e das nossas vergonhas.

Uma peça imperdível, daquelas que dá que pensar. Mesmo que isso custe. No corpo ou na mente.