Romaria de Gulosos a Cascais

Gastronomia,MercadoSexta-feira Maio 1
feira dos anjos


Onde?
Mercado da Vila
Rua Padre Moisés da Silva, 29, Cascais
Ver Mapa
?When

Até 3 Mai. | 6a: 16h-22h; -Sáb: 10h-22h; Dom: 10h-20h

?How Much

Gratuito



Onde?
Mercado da Vila
Rua Padre Moisés da Silva, 29, Cascais
Ver Mapa
Quando?

Até 3 Mai. | 6a: 16h-22h; -Sáb: 10h-22h; Dom: 10h-20h

How Much?

Gratuito

Já há algum tempo que tenho uma teoria que me vou permitir partilhar aqui: acho que Portugal tem uma arma secreta e que, se fizesse uso dela, conquistaria o mundo… pelo estômago! Temos uma gastronomia riquíssima, claro, mas eu estou a falar dos Doces Conventuais. Eu nem sou religiosa, mas abençoado tempo morto que permitiu àqueles monges e freiras darem largas à imaginação e ver quantas combinações diferentes de açúcar e gemas de ovos conseguiam inventar.

Eu sei que nos últimos tempos o açúcar tem ganho uma má reputação como sendo um bad boy da culinária, mas como a maior parte dos bad boys… é irresistível. E quando combinado (de mil e uma maneiras) com gemas, cria verdadeiras obras-primas, de comer e chorar por mais. E muitas delas vão estar no Mercado da Vila em Cascais. Por ali, vai ser possível ver e provar aquilo que de melhor se faz na tradicional doçaria conventual e no moderno cake design.

Embora admita já ter visto mais do que um episódio do Cake Boss (vá, vários episódios), o meu coração e palato pertencem aos doces conventuais. Há lá coisa melhor do que uns pastéis de Tentúgal, ou o clássico pastel de nata? E um pudim abade de priscos ou um pão-de-ló de Alfeizerão? E como resistir a uns ovos moles de Aveiro, a uma sericaia ou a um toucinho do céu? Quem consegue é bem mais forte que eu, mas desconhece um tipo de felicidade reservado a quem, por um momento, se permite esquecer da linha e do colesterol e enfarda como gente grande.

Agora que já me babei com esta minha propaganda em defesa da sacarose, aproveito para dizer que há mais neste mercado do que comida (embora, por mim, nem fosse preciso). Haverá um espaço de showcooking, onde chefes estarão a ensinar receitas e a demonstrar técnicas de decoração de bolos. E a provar que a organização se preocupa com o facto do Verão estar mesmo à porta, será possível queimar algumas das calorias ingeridas com demonstrações de danças latinas, hip-hop e até um flash mob de zumba!

Por tudo isto, nada me vai conseguir manter afastada de Cascais este fim-de-semana. E até vou de comboio porque se disser que vou para o evento, o bilhete de ida e volta só custa 2€! Assim, até sou capaz de ir todos os dias!