De 24 a 30 de Março

Capa de Inês Murta.
Lê a entrevista

Dizem e repetem que a velha Europa está debaixo de ataque. Esclarecem que os maus estão no meio de nós, olham-nos na cara e depois, quando menos esperamos, fazem-nos mal. Explicam que querem destruir o que construímos, que estamos debaixo de ameaça. Que ninguém está a salvo. Juram que querem ter o que temos. E saltam fronteiras, galgam margens, que fazem o que for preciso para chegar cá. Tudo misturado num ruído difícil de descodificar.

Será que ainda nos mandam fechar a porta? Rodar a chave quatro vezes, tapar as frestas da janela, cada vez mais ignorantes de quem nos bate à porta e porque nos bate a porta. Já há quem o ande a fazer… Na Europa, pois. Nesta Europa das virtudes.

Expliquem bem quem é quem e porque precisam de nós. Digam porque vale a pena estender a mão a uns e ser duro com os outros. Esclareçam bem quem são uns e quem são os outros. Ensinem-nos a olhá-los na cara, como olhamos uns para os outros. Ajudem a rebentar com as fronteiras que é preciso rebentar e a fortalecer as que é preciso reforçar. E era só isto, obrigado!

A Le Cool Lisboa é parceira de comunicação da Festa do Cinema Italiano, que começa na próxima quarta-feira e se estende até dia 7 de Abril. Subscrevam a nossa Newsletter e acompanhem-nos no Facebook, no Instagram e no Twitter.