Os 5 (novos) BFF’S das Recém-Mamãs!

Ilustração: Hugo Cavaco

Pais de primeira viagem – e segunda ou terceira também! – vim revelar-vos a luz e hoje vou-vos contar uma verdade difícil: os vossos amigos que existiam antes de terem filhos não vão ser tão amigos assim e rapidamente vão perceber que precisam de amigos novos! Deixo-vos aqui uma pequena lista de pessoas que se vão transformar nos vossos futuros BFF’s (Best Friends Forever!):

Os Senhores das Entregas – Podem ser os entregadores de pizzas (os meus são os da Telepizza), de sushi (os tipos do Sushi@Home já sabem a minha morada de cor), de todo o tipo de refeições feitas (sou cliente fiel do NoMenu), das compras de supermercado online (meu rico Continente), das empresas de entregas (avé Amazon e MRW) ou simplesmente o carteiro. A verdade é que vão passar muitos dias em que estes vão ser os únicos seres humanos fora do círculo da família que vamos ver e com quem vamos falar!

Os Profissionais de Saúde – Sejam eles pediatras, médicos de família, enfermeiros, farmacêuticos, babysitters, etc, já que vão ser estes a quem vamos recorrer quando tivermos dúvidas e/ou precisarmos de ajuda e vão fazer parte dos contactos frequentes do nosso telemóvel ou e-mail. Ajuda escolher alguns que lavem a vista, já que muitas vezes só vamos sair de casa – após o período de incubação das crias e suas doenças – apenas para fazer breves visitas a estas pessoas, por isso não faz mal se forem agradáveis ao olhar!

Os Massagistas – Aqui estão incluídos os fisioterapeutas, os osteopatas, os fisiatras… Sim, porque por mais pequenina que nasça a cria, ela vai aumentar de peso enquanto cresce – e as mães sabem quão importante isto é – ao ponto de nos matarem a lombar, a dorsal e todos os outros músculos que temos nas costas e nem sabemos o nome. Vai doer até quando apanhamos coisas do chão. E como teremos de continuar a “alombar” com a criança ao longo do tempo, não vai demorar muito até estarmos a sonhar com as mãos deles no nosso corpo, qual traição carnal em vez das mãos do nosso Homem, e pior, vamos preferi-las!

Os Motoristas – Podem ser condutores de autocarros, de táxis ou de Uber (essa aplicação que eu adoro!), estas pessoas vão estar responsáveis por conduzir a vida dos nossos filhos. Além disso, também vão ser essenciais geralmente em situações de stress ou emergência e vão ser fundamentais para nos ajudar a transportar as crias em segurança. Aqui recomendamos uma relação do tipo Guerra Fria: a mãe não quer irritar a pessoa que tem a vida do filho nas mãos, nem o motorista quer ter um bebé aos berros próximo de si, por isso o muro só cairá quando acabar a viagem!

As pessoas dos Apoios ao Cliente – Após algumas compras online – as únicas que conseguiremos fazer nos primeiros tempos – vamos perceber como é crucial ter estas pessoas do nosso lado e fazer delas os nossos maiores aliados. Seja para conseguirmos trocar coisas que não servem, que vieram erradas ou que estão estragadas, estas pessoas vão ser fundamentais no nosso bem-estar e na resolução de alguns problemas que vão aparecer, por isso não se deixem tramar pelo vosso cansaço e não descarreguem neles as vossas frustrações. Acreditem que precisamos mais deles do que eles de nós e lamentem apenas não haver nenhum Apoio ao Cliente para Bebés que resolva os problemas de falta de sono e descanso que a cria dá!

Se tiverem algumas destas pessoas na vossa lista de amigos próximos, por favor apresentem-mas e eu prometo ser-lhes fiel, tratá-las bem, honrá-las e respeitá-las todos os dias da minha vida até que a maioridade da cria nos separe!