Aquele Lugar em Alcântara

Place Restaurante
aquele-lugar-em-alcantara-petiscos-alcantara-lisboa


Onde?
Rua das Fontaínhas, n.º 38, 1300-256 Lisboa
Ver Mapa
?When

?How Much

Preço médio: 15€



Onde?
Rua das Fontaínhas, n.º 38, 1300-256 Lisboa
Ver Mapa
Quando?

How Much?

Preço médio: 15€

Aquele lugar em Alcântara é onde um homem quiser. Neste caso, o homem é o dono do espaço situado no número 38 da Rua das Fontaínhas, em Alcântara e quis que o seu conceito gastronómico ali nascesse. Um espaço meio escondido, quase que passa despercebido e que faz com que deixemos à porta todos os tiques e manias de betinhos, se os tivermos.

Se procuram um espaço fancy, moderno, arrojado e em voga para jantar, é melhor irem a outro sítio: Aquele Lugar em Alcântara é uma autêntica máquina do tempo. Quase que parece que os proprietários foram a casa das avós e das tias e trouxeram tudo o que as senhoras os deixaram trazer. Parece que as estou a ouvir: “Oh filho, tu queres mesmo essa poltrona? Mas está tão velha…”; “Oh, rapaz, mas esse candeeiro está todo partido, filho! Achas que fazes alguma coisa dele?“. E fez. Fez uma decoração ultra-vintage, acolhedora q.b., com super-aproveitamento do espaço disponível.

Se a decoração já é surpreendente – não estranhem ver rolos de papel higiénico pendurados numa “parede” atrás de vocês (e que não é a casa-de-banho…) a refeição é a surpresa completa. Não sabemos o que vamos degustar e este é o verbo que quero mesmo usar: o menu é de degustação e ao gosto do chef que antes de se atirar aos tachos e às panelas, nos pergunta, com enorme à-vontade, como se já nos conhecesse de toda a vida: “O que é que podes comer? Do que é não gostas?”, para que os pratos sejam adequados às nossas tolerâncias.

Nota-se influências de outras gastronomias como a indiana, italiana e até do Médio-oriente, mas o sabor bem português do vinho e do pão, não nos deixa esquecer que Aquele Lugar em Alcântara é luso, e sobretudo, lisboeta.