Lugar

Atalho Real

Onde?
Calçada do Patriarcal, 40, Príncipe Real
Ver Mapa
Quando?
5ª - Sáb: 12h - 01h; Dom - 4ª: 12h - 24h
Quanto?
Preço Médio: 20€

Que Lisboa é a cidade das sete colinas e das mil maravilhas, já todos o sabem. Que Lisboa, no seu bem desenhado e construído labirinto de ruas e ruelas, nos conduz aos melhores e mais cool lugares, desde jardins escondidos, miradouros de vista sôfrega, museus, rooftops para os mais incríveis sunsets, até restaurantes de gastronomia mundial, também já todos sabem. Mas que há, algures no caminho duma dessas ruelas que dá para uma daquelas ruas, um atalho, um Atalho Real, que nos leva para um mundo onde não atalharam na qualidade e no sabor, isso, isso nem todos sabem.

Escondido por trás de um grande portão, no topo da Calçada da Patriarcal, esconde-se um restaurante que nos deixa de boca aberta, pelo seu espaço e pela sua comida. A sala de eleição, seja para o almoço ou para o jantar, é a sala exterior. Quer dizer, não lhe podemos chamar, literalmente, sala, pois as suas paredes são os arbustos que ladeiam mesas e cadeiras de madeira, estrategicamente posicionadas debaixo das copas de frondosas árvores e ao redor de uma pequena fonte com peixes. Ao fundo, um bar, também ele em madeira, que prepara as bebidas que acompanharão o melhor que têm para oferecer: a comida.

E, agora, tenho de ser muito honesto. O Atalho Real tem comida para todos os gostos, desde o típico hambúrguer, até ao vegetariano. Mas… Mas ir lá e não comer os deliciosos cortes de carne que têm para nos oferecer, é quase pecado. Carne de qualidade superior, de porco, borrego e vaca, deixar-te-ão o palato a vibrar com tanto sabor e suculência. Pede o bife Wagyu (mais conhecido por Kobe) e encosta-te bem na cadeira, porque, tal como a carne se vai derreter na tua boca, também tu te vais derreter. Aproveita e pede um bom vinho, que a carta tem alguns dos melhores que podes por aí encontrar. No final da refeição, e porque dificilmente dali vais querer sair, pede um digestivo ou um gin, e senta-te nos puffs que estão na relva ao lado do bar.

Se o ar livre não é bem a tua onda, tens sempre a sala interior, onde o ar condicionado te fará esquecer o calor que se sente lá fora.

Queres ir já? Calma. Primeiro liga e faz reserva, ou podes ter de estar muito tempo à espera e a salivar enquanto vês passar os pratos dos outros.