Lugar

Atlântico

By Pedro Alfacinha
Onde?
Avenida Marginal, 8023 (Monte Estoril)
Ver Mapa
Quando?
6ª - Sáb: 12h-01h; Dom - 5ª: 12h-00h
Quanto?
Preço Médio: 25€

O Atlântico é mais do que um enorme e vasto oceano, agora é sinónimo de gastronomia de excelência aliada a uma vista deslumbrante. Tudo foi pensado sem descurar os mínimos pormenores para proporcionar uma viagem sensorial única. Através de vários estímulos, neste caso são as criações gastronómicas do Chef Jorge Fernandes, o objectivo a alcançar é uma reacção de agrado por parte de quem visita o espaço.

A cozinha portuguesa serve de inspiração e, como o próprio nome indica, o peixe e o marisco são os ingredientes principais da carta. Em seu redor constrói-se uma estória, uma narrativa que o cliente anseia que nunca tenha fim. A vista é sem dúvida de cortar a respiração, mas toda a decoração existe com o intuito de não sobressair, de ser apenas um elemento, servindo de verdadeiro complemento a tudo o resto.

A carta é muito variada e rica em diversas opções. Se pretendes um repasto mais ligeiro então recomendo-te que vás ao bar e experimentes as iguarias do menu de tapas cuja harmonização é feita com champanhe (prova o salmão com uma flûte de champanhe Laurent Perrier). Mas, se o teu apetite é voraz, podes pedir para entrada, entre outras opções, o camarão kadaiff (massa fresca caracterizada por fios finos e longos) com molho tártaro, a trilogia de ostras ou o carpaccio de polvo.

Do mar, e já nos pratos principais o difícil é escolher, mas destaco o naco de garoupa com batata confitada, o peixe galo com risotto de ostras e champanhe, o lombo de bacalhau com arroz de lingueirão e o surpreendente tataki de atum com molho à Bulhão Pato. Para quem gosta de sabores mais fortes o risotto de sapateira é, também, uma opção.

Do talho destaco o entrecôte de novilho com batata e amêndoa. Para terminar em grande, pede o beignet com creme de pastel de nata e gelado de canela ou a mousse de requeijão que acompanha com bolo de espinafres e gelado de noz. Estás convocado para mergulhar no Atlântico e saborear o melhor do nosso oceano.