Jardins da Quinta Real de Caxias

Place Ar Livre
11755651_1030137127004443_1222919113287414131_n (1)


Onde?
Estrada da Gibalta, 2760-064 Caxias
Ver Mapa
?When

?How Much

Gratuito



Onde?
Estrada da Gibalta, 2760-064 Caxias
Ver Mapa
Quando?

How Much?

Gratuito

Caxias é um lugar com mais fama por ter um bairro complicado e uma prisão do que por outra razão qualquer, se bem que em breve isso mudará por causa do complexo desportivo da Federação Portuguesa de Futebol que está a ser construído. Além duma praia semi-secreta e dum restaurante com uma óptima reputação, esta pequena vila não é conhecida por muito mais, por isso não é de estranhar que um dos jardins mais interessantes de Lisboa seja tão pouco visitado. Construído no séc. XVIII por ordem do Infante D. Francisco, o Paço Real e os jardins circundantes tornaram-se a residência de Verão da realeza e não perderam nada da sua mística deste então.

Só por si isso poderá não ser o suficiente para interessar a maioria das pessoas a viajar até ao que gosto de chamar carinhosamente “o cú da linha”, mas a verdade é que estes Jardins não só permitem visitas gratuitas como são também pouco frequentados, o que quer dizer que é um dos poucos sítios na Área Metropolitana de Lisboa onde se consegue gozar de um verdadeiro e puro silêncio. Além do mais a deslumbrante e mágica luz que acolhe este espaço, onde também existe uma cascata de inspiração mitológica, é não só cativante mas mesmo viciante. Aliás, agora que a cena parece ser a “Guerra Dos Tronos” e toda uma onda de fantasia histórica, nada como encenares aqui o teu momento favorito da Época Das Luzes.

Depois claro, há aquela vez em que lá fui passear a cadela durante uma hora e não vi vivalma muito à semelhança do que era Sintra há uns 10 ou 15 anos atrás, ou quando descobri que na ribeira que passa por baixo do Paço Real havia uma variedade brutal de flora e fauna que não existe em mais nenhum lugar das redondezas, mas isso é daquelas coisas que só quem explora cada centímetro da zona onde vive é que sabe.