Tendinha do Rossio

Place Bar
tendinha


Onde?
Praça D. Pedro IV, 6 Rossio
Ver Mapa
?When

2ª-6ª: 7h-21h; Sáb: 7h-19h

?How Much

Preço Médio: 10€



Onde?
Praça D. Pedro IV, 6 Rossio
Ver Mapa
Quando?

2ª-6ª: 7h-21h; Sáb: 7h-19h

How Much?

Preço Médio: 10€

Alguém se recorda das tabernas de há muitos anos atrás? Tão lá atrás que ainda nem tínhamos idade para consumir álcool? Estranhamente, eu recordo-me. No meu imaginário, as tabernas eram uma espécie de clubes onde para além do convívio, havia sempre quem solitariamente contemplasse um copo de três ou um fino. A jogatina de cartas ou dominó não podia faltar. E a bebida era quase sempre acompanhada de petiscos: as bifanas, o prego, o pastel de bacalhau e, para júbilo de muitos, às vezes o petisco ‘surpresa’ que saía da cozinha por inspiração de quem se chegava ao fogão, ou porque alguém trazia peixe ou caça e queria cozinhar e partilhar ali mesmo.

Há umas quantas tabernas que ainda se mantêm e, apesar da imposição de normas e regras actuais, preservam o seu cunho castiço e são um ponto de referência quando o que se pretende é algo mais simples e despretensioso como uns petiscos ou somente uma ginjinha ou uma imperial e uns tremoços.

Uma das mais antigas tabernas de Lisboa é, com certeza, a Tendinha do Rossio que resiste há aproximadamente 175 anos e tem vista privilegiada para a estátua de D. Pedro IV e para o Teatro D. Maria II. Excelente para uma pausa antes de uma ida ao teatro, às compras ou de uma subida até ao Bairro. A oferta é, dentro do género, variada e até vai além do tradicional.

A Tendinha é por excelência a tasca de Lisboa, uma vez que faz parte da história da cidade e até já foi cantada – em fado, claro está. Não tem o requinte dos novos espaços que brotam em Lisboa, mas prima pela qualidade e tem o encanto da tradição, de ser algo nosso, algo Português.